Material

Conjunto de widgets que seguem as definições de design do Material Design.

No catálogo de widgets do Flutter, atualmente conta com quase 40 widgets prontos para uso. Desde um simples botão até widgets para estruturar todo o aplicativo, como o Scaffold.

Navegando pelo catálogo, é possível identificar o que cada widget representa, porém listarei aqui os principais:

MaterialApp: Fornece uma estrutura completa para um aplicativo. Todas as rotas, opções de tema podem ser configuradas. Bem como a tela inicial. Ele será o widget raiz de um aplicativo.

Scaffold: Para estruturar o layout de uma tela, este é o widget ideal. Neste podemos adicionar barras de navegação (superior e inferior), e na propriedade body, definimos o principal widget da nossa tela.

BottomNavigationBar: Barra de navegação inferior, onde podemos adicionar ícones e textos das nossas telas.

AppBar: Barra superior, onde podemos colocar o título da nossa tela. O Flutter também utiliza este widget para exibir o ícone

Drawer: Menu lateral, que se abre após clicarmos em um ícone na AppBar. Ao adicionarmos um Drawer ao Scaffold e não adicionarmos uma AppBar, o ícone para abrir o Drawer não é exibido.

Neste vídeo, há uma demonstração de como utilizar os widgets da biblioteca Material para construir um aplicativo com pouco mais de 100 linhas de código.

Utilizando os widgets da biblioteca Material, nossa interface ficara muito parecida com um aplicativo Android nativo. E isso pode não ser agradável aos usuários do iOS. Felizmente, o Flutter possui um conjunto de widgets para que imitam o design de aplicativos nativos de iOS: a biblioteca Cupertino.